Sagrada Família: exemplo de amor
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração inicial
Ó Deus, Pai e Criador de todas as coisas, que preparastes para vosso Filho e Senhor nosso uma família que lhe fosse digna, concedei-nos, pelos méritos desta novena que vamos rezar, os dons necessários para minha família e eu vivermos na paz e no amor. Jesus Cristo, ensinai-me a, como vós, construir uma família feliz. Espírito Santo paráclito, infundi em mim o dom da compreensão, para conviver em união com os que me destes. Vós que sois um só Deus, eterno e santo. Amém!
Reflexão
Ao entrarmos na casa de Nazaré, encontramos uma família muito unida. Jesus, Maria e José sabiam que o amor que os unia vinha de Deus. José, na carpintaria, deixava transparecer toda a dedicação à sua família no trabalho que desempenhava, construindo objetos primorosos. Maria solidificava um lar feliz, sabendo que a harmonia da família passava por suas mãos no pão que preparava e no carinho que dedicava a Jesus e José. O menino Jesus, entre a carpintaria e a sua casa, aprendia amar com a dedicação de sues pais. Esse amor foi formado nas dificuldades e na confiança em Deus. Quantos obstáculos foram ultrapassados, quantas situações foram vencidas, porque entre os três reinava o pleno amor divino, pois Deus fazia parte dessa família.
Oração final
Sagrada Família, exemplo de amor, concedei à minha família o dom do divino amor, amor mútuo e verdadeira, amor do coração do próprio Deus, livrando-nos de toda divisão. Amém.
Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…
Jesus, Maria e José, aumentai a nossa fé.