Quem cuida de quem cuida? Estamos juntos pela vida!
No fim das contas, quem cuida de quem cuida? Neste post, listamos algumas dicas para priorizar o cuidado a quem mais importa e, só depois, fazer isso pelo outro. Confira!
Desafios
06.07.2020 - 08:00:00 | 5 minutos de leitura

Ajudar, dar, entregar, contribuir, alimentar, estender a mão, ouvir, proteger, acudir… cuidar. Em todos os lugares, há pessoas que dedicam suas vidas a cuidar do próximo, um ato de doação e amor que em tudo tem a ver com o exemplo de Jesus Cristo.
Contudo, há uma reflexão a se fazer do ponto de vista de quem cuida: estou bem de corpo e espírito para ajudar o outro? Tal questionamento precisa ser respondido a fim de que se tenha o entendimento de que a vida do cuidador não é a vida de quem é cuidado. Aquele que cuida precisa estar saudável para poder ajudar uma outra pessoa.
No fim das contas, quem cuida de quem cuida? Continue a leitura e saiba mais!
O alicerce da família
O cuidado nasce da família, do amor de uma mãe e um pai por seu filho, e vice-versa, de uma avó pelos netos, de um tio por seus sobrinhos, e assim por diante. Se então, é de casa que o sentimento de cuidado se origina, é em casa também que podemos encontrar o cuidado que precisamos para quando, de tanto cuidar do outro, nos esquecemos de nós mesmos.
Ainda que a família passe por turbulências e dificuldades, é no nosso lar que encontramos refúgio e que apoiamos uns aos outros, juntos pela vida. Ela deve ser sempre o alicerce que sustenta e cuida de seus membros.
Companhia espiritual
Você já deve ter ouvido aquela frase de que “a fé move montanhas”. De fato, ter fé significa que, não há nada impossível para aquele cuja confiança está firmada verdadeiramente em Deus. Assim, se agarrar nela é uma opção de cuidado consigo mesmo.
Deus te ama e conhece sua vida como ninguém, todos os seus tropeços, suas lágrimas e seus desamparos. Nunca se esqueça disso! Jesus disse que não veio chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento. Foi por esse motivo que Ele veio, para que você pudesse saber que Ele te quer bem.
Leia também Como Viver a Fé no Meu Cotidiano
Mudanças de hábitos
“Mente sã, corpo são”, expressão que remete à ideia de que, para estar realmente saudável, é preciso considerar a saúde mental e física. O equilíbrio entre corpo e mente é essencial para uma vida feliz, em todos os aspectos.
Cuidar do outro é um ato lindo e especial. Porém, não podemos esquecer que nós também necessitamos de atenção e cuidado. Nossos hábitos são influenciadores diretos da nossa saúde. Aqui, então, vão algumas ações que você deve preservar na sua rotina para o autocuidado:
# Pratique exercícios físicosEstudos indicam que fazer exercícios que mexem com o corpo, especialmente aqueles em contato com a natureza, são essenciais ao organismo e ajudam a manter a mente saudável. O exercício físico estimula a produção de substâncias que ativam o bem-estar psicológico, como as endorfinas, os hormônios relacionados à sensação de prazer. Por isso, estabeleça o hábito de praticar exercícios e chame todos da sua casa para fazer o mesmo.
# Durma bemÉ durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Enquanto você descansa, as energias são respostas e o seu metabolismo é regulado, fatores essenciais para preservar corpo e mente saudáveis.
# Reserve um tempo para as relações sociais e familiares Passar um tempo com pessoas que são importantes na sua vida, familiares e amigos, faz bem para a cabeça e para o coração. Conversar, dar boas risadas, interagir são ótimas ações para aliviar o estresse e, até mesmo, para melhorar a autoestima. Então, dê um tempo e dedique-se a viver esses momentos com quem te faz bem.
# Cultive o hábito de lerO hábito da leitura é um excelente exercício para o cérebro, mas, no geral, para o corpo todo. Além de aumentar nossa bagagem cultural e desenvolver diferentes habilidades sociais, ler também nos ajuda a dormir melhor e pode ser um grande aliado no combate ao estresse.
Ajuda profissional
Às vezes, parece claro o quanto necessitamos de auxílio. Mas, se não externamos esse sentimento aos outros, fica o entendimento de que está tudo certo e você está dando conta do recado. Cuidar é uma tarefa que exige esforço físico e emocional. Por isso, se estiver sentindo-se cansado com a sua rotina, não tenha medo de buscar assistência médica e psicológica.
O ciclo do cuidado faz parte de toda a nossa existência. Contudo, deve seguir a seguinte ordem: ser cuidado, cuidar de si mesmo e, enfim, se dedicar a cuidar do outro, uma vez que não se pode doar aquilo que não se tem.
Por isso, cuide-se acima de qualquer um! Ter um tempo para você não é luxo, mas algo indispensável para manter com saúde suas atividades a médio e longo prazo. Descanse, distraia-se, viva a vida. Ela é o bem mais precioso que Deus deu a cada um de nós!
Leia também sobre Fazer o bem: a importância de dividir o que possuo


