Qual a importância de rezar o terço?


Rezar o terço pela paz e pelas famílias é um ato de suma importância para o futuro da sociedade. Neste post do blog, conheça mais sobre essa devoção mariana e cristocêntrica!

Devoção Mariana

14.05.2020 - 10:06:53 | 5 minutos de leitura

Qual a importância de rezar o terço?


Rezar o terço é uma forma de conversar com a Virgem Maria, essa mãe que nos acolhe, nos aconselha, nos pega no colo, mesmo quando já somos adultos! Convenhamos que, para precisar do colo de mãe, não tem idade, não é mesmo? Pedir em oração, a intercessão da Virgem Maria nos acalenta e nos dá a certeza de que o pedido será feito a Jesus, mas, sabemos que é a vontade de Deus que impera em nossas vidas! 

Rezar o terço é fundamental para buscar conhecer ainda mais as virtudes de Nossa Senhora e, também, conhecer seu Filho, Jesus Cristo, uma vez que, a cada mistério, uma importante etapa de sua vida é meditada.

Aqui na REDEVIDA de Televisão, possuímos em nossa programação uma série de momentos onde o terço é rezado, e você pode acompanhar! Confira alguns horários: 

Terço Bizantino | 2h55 | 5h45 | 8h | 17h50 
Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno | 6h 
Rosário da Vida | 12h 
Santo Terço | 18h

Os horários podem variar conforme o dia da semana, mas você pode conferir nossa programação diária completa, acessando nossa grade aqui!

Vamos relembrar todos os mistérios? 


Os mistérios do Santo Rosário nos levam a rezar cada fase da vida de Jesus e, em todas elas, Nossa Senhora está próxima dEle! Aprendamos com ela a ser fiel!
 
Mistérios Gozosos (segunda-feira e sábado)

1. A encarnação do Filho de Deus;
2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel;
3. O nascimento do Filho de Deus;
4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo;
5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo.

Mistérios Dolorosos (terça-feira e sexta-feira)

1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras;
2. A Flagelação do Senhor;
3. A Coroação de espinhos;
4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz;
5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor.

Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo)

1. A Ressurreição do Senhor;
2. A Ascensão do Senhor;
3. A Vinda do Espírito Santo;
4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus;
5. A Coroação da Santíssima Virgem.

Mistérios Luminosos (quinta-feira)

1. O Batismo no Jordão;
2. A auto-revelação nas bodas de Caná;
3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão;
4. A Transfiguração;
5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal.


Mensagens especiais de São João Paulo II sobre o terço/rosário

São João Paulo II disse uma vez: “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”. Façamos nós o mesmo, busquemos por meio da reza do terço/rosário, o conforto necessário para nossas tribulações. 

O Santo ainda lembra-nos, em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, que o terço é uma poderosa arma para a paz e para as famílias. Ele cita que há "a urgência de invocar de Deus o dom da paz. O Rosário foi, por diversas vezes, proposto pelos meus Predecessores e mesmo por mim como oração pela paz". Ainda lembra que "o relançamento do Rosário nas famílias cristãs, no âmbito de uma pastoral mais ampla da família, propõe-se como ajuda eficaz para conter os efeitos devastantes desta crise da nossa época".

Isso é muito atual, afinal, em cada crise que passamos, uma das áreas muito afetadas em nós são a nossa paz e a de nossas famílias que, muitas vezes brigam e se dividem por opiniões diferentes. Por isso, mais do que nunca, unamos-nos em oração pela paz no mundo e pelas famílias! 

Clique aqui para baixar o Ebook Nossa Senhora: entre tantos títulos, uma única Mãe e conheça a história das mais populares devoções marianas!

O terço é uma oração social

Um outro documento da Igreja, escrito pelo Papa João XXIII, Carta Apostólica Il Religioso Convegno, vem dizer que "o Rosário de Maria é, portanto, elevado à condição de grande oração pública e universal em face das necessidades ordinárias e extraordinárias da Igreja santa, das nações e do mundo inteiro". Isto mostra que a oração do terço é universal, social e comunitária. 

No mesmo documento o Papa reitera a universalidade do terço: "O bendito Rosário de Maria! Quanta doçura em verte elevado pelas mãos dos inocentes, dos sacerdotes santos, das almas puras, dos jovens e dos anciãos, de todos os que apreciam o valor e a eficácia da oração, elevado pelas multidões inúmeras e piedosas como emblema de paz nos corações e de paz para todas as nações humanas!" 

Aproveite seu momento de oração do terço para estreitar ainda mais seu laço de amor e devoção a Virgem Maria. Este momento de intimidade com a mãe de Jesus, certamente, vai trazer para você uma paz interior incrível! 

Leia também: Maria Passa na Frente, conheça essa devoção.

Aproveite que você terminou de ler esse blogpost para conhecer um material especial sobre oração!

Mais em Devoção Mariana
 
 

INBRAC
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

REDEVIDA de Televisão

Televisão Independente de São José do Rio Preto Ltda
CNPJ: 61.413.092/0001-26

Copyright © 2024 - JUNTOS / REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo

(11) 4200-8080