Nomes de bebês com significados ligados à Bíblia e aos santos

Conheça os melhores nomes de Santos para dar para os bebês!

Família

04.11.2021 - 13:54:35 | 4 minutos de leitura

Nomes de bebês com significados ligados à Bíblia e aos santos

A chegada de uma criança é algo divino, tanto para os pais, quanto para toda a família. E muitas pessoas querem que o nome do bebê tenha um significado importante para elas, por isso fazem escolhas baseadas na sua religiosidade, sendo uma maneira para expressar a sua fé. 

Antes de dar nome a uma criança, é imprescindível conhecer pelo menos um pouco da vida daquele personagem bíblico, e o que seu nome quer dizer. 

Por isso, vamos apresentar agora algumas opções de nomes bíblicos ou de santos, para você se inspirar na hora de escolher o nome de seu bebê.


#Nomes Bíblicos Masculinos 

#1.Mateus

Em Mateus 9,9: "Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: "Segue-me". O homem levantou-se e o seguiu". 

Mateus foi um 12 apóstolos de Jesus Cristo, ele abandonou tudo para segui-lo. Seu nome significa "dom de Deus", "presente de Deus","dádiva de Deus". Antes disso, no entanto, Mateus era conhecido por ter sido coletor de impostos em Jerusalém. Os evangelhos contam que ele também era chamado de Levi, Filho de Alfeu. Mateus é o autor de um dos quatro evangelhos da bíblia. 

Mateus, tem origem a partir do hebraico Mattiyyah, o qual é uma redução de Mathathiah, que chegou ao português através do latim Mataeus. 

#2. Gabriel

Gabriel é, na Bíblia, o anjo do Senhor, o mensageiro de Deus. Foi ele que anunciou à Maria que ela iria ficar grávida e dar vida ao Filho do Senhor. "O anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". (Lucas 1,28)

Gabriel significa "homem de Deus", "homem forte de Deus", "fortaleza de Deus" e "mensageiro de Deus". Tem origem a partir do hebraico Gabriel, o qual provém da junção dos elementos gébher, que significa "homem, homem forte", e El que quer dizer "Deus".

#3. Lucas

Lucas, escritor de um dos Evangelhos da Bíblia e dos Atos dos Apóstolos, seu nome é citado por Paulo, como um de seus companheiros de evangelização: "Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério". ( 2 Timóteo 4,11)

O nome tem origem grega e significa "o que vem da Lucânia", "Lucano","luminoso" ou  "iluminado". 

#4. Daniel 

Significa "o Senhor é meu juiz" e "Deus é o meu juiz", tem origem no hebraico Daniyyel e é formado pelos elementos dan, que significa literalmente "aquele que julga, juiz", e El, que quer dizer "Senhor, Deus". 

Em uma passagem Bíblica, Daniel foi salvo por Deus da cova dos leões, após ter desobedecido uma ordem de não poder orar. "Daniel respondeu-lhe: "Senhor, vida longa ao rei!" Daniel 6, 22


#Nomes Bíblicos Femininos

#1 Maria

Maria é o nome da mãe de Jesus. De acordo com a fé católica, a mãe é a senhora de toda a humanidade. O nome foi muito difundido em todos os países cristãos como uma forma de as mães cristãs homenagearem Nossa Senhora e até mesmo pedir sua proteção na hora do parto. 

Um dos nomes bíblicos mais conhecidos, Maria, se refere à mãe de Jesus Cristo, a Virgem Maria: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviada por Deus a uma Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo" Lucas 1, 26-28.

#2 Talita

O nome Talita significa "menina", "moça"ou "criança que renasceu". 

Esse nome se refere a uma criança que foi curada por Jesus Cristo: "Segurou a mão da menina e disse-lhe: "Talita cumi", que quer dizer: "Menina, ordeno-te, levanta-te!". E imediatamente a menina se levantou e se pôs a caminhar ( pois contava doze anos). Eles ficaram assombrados" Marcos 5, 41-42.

#3 Bárbara

Tem o seu  significado de "forasteira" e "mulher estrangeira", o nome se tornou popular graças a uma santa considerada protetora dos construtores, engenheiros e arquitetos.

#4 Catarina

Além de ser o nome de uma mulher que se tornou santa ao ser torturada por se recusar a fazer parte de rituais pagãos, ainda significa, em grego, "mulher pura e casta".

E aí, gostou do conteúdo que preparamos para você? Os santos são seres sagrados que estão em contato com Deus e têm a missão de transmitir os ensinamentos divinos, seja através de orações, atos de misericórdia ou ações de fé. E um dos objetivos da Igreja Católica é manter a história dos santos sempre viva, relembrando seus feitos em prol da humanidade. 

Leia também: 

A doação de crianças: o que a Igreja nos diz? 

Como ser uma boa mãe segundo a Bíblia? 



Mais em Família
 
 

INBRAC
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

REDEVIDA de Televisão

Televisão Independente de São José do Rio Preto Ltda
CNPJ: 61.413.092/0001-26

Copyright © 2024 - JUNTOS / REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo

(11) 4200-8080