Empreendedorismo: dicas para os primeiros passos
Em qualquer área, empreender não é fácil. Mas, com algumas recomendações, essa jornada pode ser bem mais positiva, ainda que no começo. Confira, a seguir, dicas para dar os primeiros passos no empreendedorismo.
17.06.2020 - 13:51:12 | 4 minutos de leitura

Existe uma série de razões pelas quais você pode estar querendo empreender: talvez você não esteja se sentindo feliz com o trabalho que exerce hoje, quem sabe, esse é um sonho do seu coração e, finalmente, você tomou coragem para realizá-lo, ou, pode ser uma maneira de adquirir uma renda extra para pagar os boletos que não param de chegar.
Seja lá qual for o seu motivo de mudança, nós, do Projeto Juntos Pela Vida, vamos te ajudar a dar os primeiros passos nessa trajetória que, apesar de não ser fácil, pode ser um divisor de águas em relação ao seu futuro.
Continue a leitura e confira as dicas que separamos pra você!
Aprenda tudo o que puder
Antes de se jogar na aventura de empreender, é fundamental buscar todo o tipo de conhecimento sobre o assunto. Faça cursos de gestão, leia livros, participe de eventos do âmbito, esclareça suas dúvidas em órgãos especializados referente a tudo o que é necessário para abrir um negócio.
De uma loja de brigadeiros a uma marca de roupas, analise e reflita sobre quais são as habilidades e competências necessárias para o bom desempenho do seu projeto, dependendo de qual é o ramo, quantas pessoas farão parte da sua equipe ou, se você será responsável por várias funções.
Estabeleça um bom planejamento
O planejamento é o que ditará grande parte do sucesso ou fracasso do seu negócio. Nele, você deve estabelecer seus objetivos, informações sobre concorrentes (diretos e indiretos), fornecedores, público-alvo, além das projeções de despesas e lucratividade.
Visualize o futuro e determine com clareza onde você pretende chegar. Daí por diante, mantenha o foco em seu propósito. E, lembre-se: cometer erros é normal e faz parte do processo, mas esse erros só serão relevantes se realmente servirem como aprendizado para o seu amadurecimento.
Preze pela organização financeira
Seja pela ausência de conhecimento ou pela falta de experiência, manter as finanças em ordem é uma das maiores dificuldades dos novos empreendedores e, igualmente, um dos pontos mais importantes para a saúde de um negócio.
Contudo, hoje em dia, há diversas ferramentas que ajudam a facilitar o controle da movimentação de entrada e saída de produtos/serviços, além de acompanhar previsões futuras. Se nenhuma delas puder fazer parte da sua realidade agora, aposte na boa e tradicional planilha (de preferência, uma planilha online). O importante é ter um meio, o mais ágil possível, para organizar o seu fluxo de caixa. Ah, e não se esqueça de deixar suas transações pessoais bem longe das profissionais.
Crie valor ao seu produto/serviço
Os resultados de suas vendas estão diretamente ligados ao valor agregado que você coloca no seu produto/serviço para o mercado. Sua empresa só se destaca da concorrência se apresentar algum diferencial ao seu público. Do contrário, será apenas mais uma opção disponível entre tantas outras.
Coloque-se no lugar de seu cliente. Qual motivo faria ele comprar o que você vende ao invés de comprar do seu concorrente que, talvez, esteja oferecendo a mesma solução por um preço mais barato? Essa é a resposta que você precisar encontrar!
Invista em comunicação
Para todo tipo de negócio, seja o seu de grande ou pequeno porte, uma boa comunicação é essencial. Afinal, se você não aparece para seu cliente, de que forma poderá ser visto? Panfletos, website e contas nas principais redes sociais, o que vale é fazer com que a sua empresa esteja onde o público-alvo dela também está.
Aqui, soluções criativas são decisivas para o sucesso das suas vendas. Aposte na divulgação e não meça esforços ao pensar em estratégias diferenciadas, tais como promoções, sorteios e parcerias.
Não desista de primeira
As pessoas só se desenvolvem quando se desafiam. Por isso, sair da zona de conforto é uma forma de enfrentar e vencer as dificuldades que atravessarem o caminho. Disciplina e persistência são valores cruciais para quem deseja empreender e alcançar seus objetivos.
Ainda que, para qualquer negócio, tempo costuma ser sinônimo de dinheiro, não se pode ter pressa para alcançar o resultado final. O sucesso requer um conjunto de atividades bem feitas, mas, principalmente, paciência. Então, tenha calma e não desista de primeira!
E, não se esqueça: em qualquer objetivo da sua vida, ore a Deus para que não seja feita a sua vontade, mas a Dele! Só o Senhor sabe o que é melhor para a nossa vida e, se for para o seu bem empreender, as portas se abrirão e tudo acontecerá com prosperidade!






- Quero ser mãe: como lidar com a infertilidade? O que a Igreja fala sobre isso?A infertilidade representa um problema que atinge cerca de 15% da população mundial. Como devemos lidar com isso? O que a Igreja fala sobre? Confira...
05.04.2021 | 6 minutos de leitura
- Educação financeira: por onde começar a planejar minhas finançasA educação financeira melhora a compreensão em relação ao dinheiro. Começar pode parecer difícil, por isso preparamos umas dicas para você. C...
12.02.2021 | 6 minutos de leitura
- 5 Dicas para construir seu planejamento pessoal e metas de Ano NovoSe você deseja construir o seu planejamento pessoal e começar 2021 com tudo, confira esse blogpost e confira nossas 5 dicas para te ajudar a definir...
06.01.2021 | 5 minutos de leitura
- Quem cuida de quem cuida? Estamos juntos pela vida!No fim das contas, quem cuida de quem cuida? Neste post, listamos algumas dicas para priorizar o cuidado a quem mais importa e, só depois, fazer isso...
06.07.2020 | 5 minutos de leitura
- Como reagir após a perda de um ente querido?Perder uma pessoa especial em nossas vidas é um momento muito difícil. Para superar a tristeza, é preciso manter a fé e abrir o coração para seg...
07.05.2020 | 4 minutos de leitura
- Diferenças entre tristeza e depressãoVocê sabe qual a diferença entre tristeza e depressão? Neste post do blog, explicamos a definição de ambos e como superá-los! Confira!
06.05.2020 | 6 minutos de leitura