Como reagir após a perda de um ente querido?
Perder uma pessoa especial em nossas vidas é um momento muito difícil. Para superar a tristeza, é preciso manter a fé e abrir o coração para seguir em frente. Confira, neste post, como reagir após a perda de um ente querido.
07.05.2020 - 08:46:53 | 4 minutos de leitura

Nunca estamos preparados para perder quem amamos. A dor invade o nosso coração e a sensação é de um luto que parece eterno. O sofrimento faz parte da perda, porém, precisamos nos lembrar que a morte faz parte da vida. E, para nós, cristãos, que cremos na vida eterna, é ainda mais importante encararmos essa etapa como parte da nossa peregrinação na terra, como caminho para o Céu.
As fases do luto
A psicologia considera que o luto pela perda de alguém acontece em cinco fases e, ao atravessá-las, a pessoa alcança a superação da profunda tristeza causada pela falta de quem se perdeu.
Não necessariamente todas as pessoas passam por todas as fases e nessa ordem, podendo pular algumas ou ficarem estagnadas em outras; mas, em geral, essas são as experiências mais comumente enfrentadas por quem perde alguém.
#1 NegaçãoNessa fase, a reação é negar a perda, não acreditar ou aceitar que a pessoa realmente se foi para sempre.
#2 RaivaEntão, a raiva toma conta dos pensamentos de quem perdeu alguém e se sente injustiçado por isso.
#3 NegociaçãoNa negociação, a pessoa começa a fazer propósitos para si próprio, para quando atingir a superação dessa fase.
#4 DepressãoNessa etapa, a pessoa se fecha dentro de si, se isola e se torna mais melancólica.
#5 AceitaçãoPor fim, a tão esperada superação, que é a verdadeira aceitação de que o ente querido se foi e é possível lidar com isso.
Reconhecer e encarar essas fases pode ser uma forma de passar por esse momento com mais tranquilidade, lidando melhor com os próprios sentimentos.
Leia também Diferenças entre tristeza e Depressão
A lembrança e a culpa
Ao perder um ente querido, pode-se cair nas armadilhas da mente e ficar revivendo a perda e/ou sentir-se culpado por ela.
No caso de uma morte trágica, por exemplo, de nada adianta ficar repassando o acontecido, imaginando como poderia ter sido evitado, da mesma forma que não ajuda tentar achar culpados.
Para seguir em frente, é preciso libertar-se desses pensamentos, gerando a consciência de que a perda aconteceu e é definitiva. E por mais que não se entenda o porquê, precisamos ter fé nos planos de Deus, que sempre reserva o melhor para todos nós.
Boas conversas e companhias
Nesse momento, é muito importante evitar ao máximo o isolamento. Ele só aumenta a sensação de solidão. Buscar sua rede de apoio ajuda no processo de superação e faz com que nos lembremos que somos amados e temos a quem amar.
Conversar sobre outros assuntos, trocar experiências, aceitar convites são atitudes que contribuem, pois de nada adianta criar uma redoma diante de si e afastar as pessoas e as boas oportunidades.
Atividades que ajudarão muito a passar por este processo são, por exemplo, procurar algum hobby que lhe agrade, uma prática de esportes, algo que possa ser feito em grupo, com outras pessoas, além de ser uma ótima oportunidade de fazer seu corpo se movimentar, e essas atividades liberarão substâncias benéficas ao corpo, como serotonina, endorfina, hormônios que trazem alegria e felicidade.
Por mais difícil que possa parecer num primeiro momento, aos poucos percebe-se que recuperar a alegria de viver é o melhor caminho a seguir!
Reorganização da vida e momentos de felicidade
Após a perda de alguém muito importante nas nossas vidas, levamos um tempo para retomar uma rotina. A ausência da pessoa influencia nos nossos compromissos, nas escolhas futuras, nas atividades realizadas; mas, em determinado momento, chega a hora de seguir em frente. Nossa vida continua e precisamos reorganizar as nossas metas e fazer novos planos. É preciso permitir-se viver bons momentos e criar novas lembranças felizes!
Certamente, o ente querido que se foi se alegraria em saber que o luto por ele não se tornou uma tristeza eterna.
Cultivando e mantendo a fé
O mais importante é manter a fé e ter a firme certeza de que a morte é uma passagem. Jesus morreu na cruz por nós e, assim, nos abriu o caminho para a ressurreição.
Quem crê em Cristo, crê também na vida eterna e espera por ela. Por isso, alegrar-se com a partida de um ente querido para o Reino do Pai é confirmação de fé e esperança nas promessas de Jesus.
Essa alegria se encontra na certeza de que, um dia, reencontraremos todos os amados que partiram para o Céu, onde viveremos para sempre, na plenitude da vida eterna.
Saiba que você pode contar com o Juntos pela vida, conheça o programa Conta Comigo.
Confira esse vídeo, onde abordamos esse tema tão importante para nossas vidas, veja abaixo:





- Quero ser mãe: como lidar com a infertilidade? O que a Igreja fala sobre isso?A infertilidade representa um problema que atinge cerca de 15% da população mundial. Como devemos lidar com isso? O que a Igreja fala sobre? Confira...
05.04.2021 | 6 minutos de leitura
- Educação financeira: por onde começar a planejar minhas finançasA educação financeira melhora a compreensão em relação ao dinheiro. Começar pode parecer difícil, por isso preparamos umas dicas para você. C...
12.02.2021 | 6 minutos de leitura
- 5 Dicas para construir seu planejamento pessoal e metas de Ano NovoSe você deseja construir o seu planejamento pessoal e começar 2021 com tudo, confira esse blogpost e confira nossas 5 dicas para te ajudar a definir...
06.01.2021 | 5 minutos de leitura
- Quem cuida de quem cuida? Estamos juntos pela vida!No fim das contas, quem cuida de quem cuida? Neste post, listamos algumas dicas para priorizar o cuidado a quem mais importa e, só depois, fazer isso...
06.07.2020 | 5 minutos de leitura
- Empreendedorismo: dicas para os primeiros passosEm qualquer área, empreender não é fácil. Mas, com algumas recomendações, essa jornada pode ser bem mais positiva, ainda que no começo. Confira...
17.06.2020 | 4 minutos de leitura
- Diferenças entre tristeza e depressãoVocê sabe qual a diferença entre tristeza e depressão? Neste post do blog, explicamos a definição de ambos e como superá-los! Confira!
06.05.2020 | 6 minutos de leitura